Atendimento: (61) 98401-1944 (Whatsapp)

A importância da boa fala, cuidado com as gírias

Hoje em dia, em alguns lugares e grupos, é comum escutar expressões como “tá ligado”, “tipo” e tantas outras, que preenchem os diálogos de boa parte dos jovens.

cuidado com a sua fala - marketing digital

Toda atenção na hora de se comunicar, pois a fala está profundamente vinculada à identidade dos grupos e à influência da mídia, além do nível de educação formal. E falar corretamente, de modo diferente do cotidiano, em situações formais, como é o trabalho, exige atenção e esforço especiais.

Tenha em mente algumas dicas sobre como falar no processo seletivo e no ambiente de trabalho. Evite sistematicamente utilizar gírias, seja com os colegas de trabalho, superiores ou clientes.

Cuidado com o uso correto dos gêneros (masculino e feminino), número (plurais) e grau como, por exemplo, ocorre quando falamos “Nós vamo”…”Os carro”… Ou então: “Para mim consertar”…

Fique atento aos vícios de linguagem como: Tá, né, tipo. Ajuste o volume: ajuste o volume e o tom de sua voz ao local e ao número de pessoas, procurando falar de forma clara e eloquente. Fale em um ritmo adequado: suficientemente pausado para ser compreendido e suficientemente rápido para não gerar impaciência. Sempre que possível, articule sua fala mentalmente antes de falar. Lembre-se que ao falar você está estabelecendo um diálogo com alguém, transmitindo uma informação, ideia, sentimento, demonstrando o que entendeu e ao mesmo tempo querendo ser compreendido.

Comente com o Facebook

comentários

Deixe uma Resposta.

Newsletter

Contato

Whatsapp: (61) 98401-1944
Email: silvia@silviaseabra.com.br
Muito Mais Que Etiqueta - CNPJ: 19.933.120/0001-70

Redes Sociais