Atendimento: (61) 98401-1944 (Whatsapp)

Etiqueta na hora do café

etiqueta na hora do cafe

Saiba como se comportar na hora de tomar aquele cafezinho com os amigos

Há quem pense que o bom comportamento à mesa é necessário apenas em ocasiões importantes. Nada disso! Saber se portar é essencial em qualquer situação, até mesmo nas mais corriqueiras como para servir ou tomar um cafezinho.

Sendo assim, para não fazer feio na frente de ninguém, siga as regras de etiqueta a seguir e aproveite cada gole da sua bebida com muita elegância e sofisticação.

  • Seja um bom anfitrião: vai receber alguma visita? Então, lembre-se de oferecer um café fresquinho e de boa qualidade, acompanhado de biscoitinhos ou de bolo. A bebida pode ser servida na sala de estar ou em uma mesa posta, como na sala de jantar. Nunca ofereça o café já adoçado. Traga o café na bandeja com adoçante, açúcar e creme e deixe que a visita diga como prefere tomar a bebida.
  • A apresentação é sempre importante: escolha bem a louça e certifique-se que a bandeja está limpa. Redobre a atenção caso tenha lavado os utensílios na lava-louças, pois muitas vezes resíduos de batom ou de gordura não são completamente eliminados. Na hora de servir, a xícara deve estar sobre o pires, acompanhada de uma colher de café. Lembre-se que a ponta da colher deve estar voltada para a direção da asa da xícara.
  • Porte-se bem à mesa: saber se portar é importante em qualquer situação. Por isso, por mais que seja um simples cafezinho, seja educado e delicado à mesa. O café deve ser tomado pausadamente, os cotovelos nunca devem permanecer apoiados na mesa e jamais segure a xícara com as duas mãos.
  • Use a colher adequadamente: muitas pessoas têm o hábito de provar o café com a colher imediatamente depois de adoçar a bebida. Esse é um erro que deve ser evitado a todo custo. Para não cometer gafes, adoce o café e mexa com a colher fazendo o mínimo de barulho, e depois coloque o utensílio sobre o pires.
  • Não assopre o café: é comum as pessoas assoprarem a bebida na esperança de garantir melhor temperatura para ingerir o líquido e evitar queimaduras, mas isso também é um erro. O mais indicado é esperar que a temperatura fique agradável para o consumo. Então, você poderá beber com calma. Vale lembrar que é recomendado não fazer barulho enquanto ingere a bebida.
  • Espere o anfitrião ou o empregado recolher a xícara: nunca devolva a xícara diretamente para o anfitrião ao terminar de tomar a bebida. É mais elegante colocar na mesa ou se você estiver no sofá, permaneça com a xícara até que alguém venha recolher.
  • Seja agradável: a hora do café é um momento para socializar, então aproveite a companhia e converse sobre assuntos agradáveis. Elogie a recepção e jamais critique o sabor do café, mesmo que ele não esteja como você gosta.

Comente com o Facebook

comentários

Deixe uma Resposta.

Newsletter

Contato

Whatsapp: (61) 98401-1944
Email: silvia@silviaseabra.com.br
Muito Mais Que Etiqueta - CNPJ: 19.933.120/0001-70

Redes Sociais