Atendimento: (61) 98401-1944 (Whatsapp)

FAQ – Perguntas e Respostas sobre Etiqueta

Praia:

Pretendo organizar um luau na praia. O que devo fazer?

Não é necessário um motivo especial para preparar um luau e, além disso, é a cara do verão! Aproveite o pôr do sol ou a lua cheia para chamar seus amigos e curtir esta festa! Pode ser feito na praia ou até mesmo em casa, próximo à piscina. De qualquer maneira, escolha um local agradável com um belo visual e pouco vento. Decore uma mesa com folhas de bananeira ou utilize toalhas com grandes flores estampadas, em estilo havaiano. Geralmente as músicas dos luaus são providenciadas pelos próprios convidados, que fazem um som ao vivo, com violões e bongôs. Caso contrario você pode escolher música havaiana ou outro estilo. Prepare drinks tropicais e enfeite as taças com rodelas de frutas, deixe também água, refrigerantes, vinho ou cerveja à disposição. Uma salada de frutas saladas verdes, pequenas tortinhas salgadas são boas opções. Além disso, deixe sempre uma variedade de frutas, que são deliciosas, nutritivas e decoram o ambiente.

Adoro bijuterias, mas sei que elas não combinam muito com praia. Como usá-las sem abusar?

Praia e muitos acessórios não combinam, é só você optar por modelos de plástico ou madeira, que não se danificam com a maresia.

Meus vizinhos têm casa na praia e eu gostaria de passar o fim de semana lá. Posso pedi-la emprestada?

Saber as regras de etiqueta é tão fundamental para o comportamento das pessoas que deveria haver cursos nas faculdades. É inacreditável como as pessoas desconhecem as mais elementares noções do convívio social. Casa de veraneio é a segunda casa da família, pedir emprestada só se houver muita amizade entre as partes e assim mesmo não é uma atitude educada. Você emprestaria a sua casa?

Curto muito passar o dia inteiro na praia. Estou embarcando para Santos e gostaria de saber se é feio fazer um piquenique na areia, já que não posso gastar muito em restaurantes.

Existem vários modelos de cestas ou embalagens térmicas que você pode organizar seu lanche com charme. Leve sempre embalagens para o lixo, jamais deixe qualquer resíduo na areia.

Na praia, sempre que meu filho começa a brincar com seus baldinhos, alguma criança chega para se divertir junto e sobra para eu tomar conta. Como resolvo isso?

Crianças também são sociáveis, e é bom compartilharem suas brincadeiras, fale sempre com as mães sobre o tempo que você ficará na praia.

No verão é difícil encontrar um lugar na areia. Eu vou cedo para me acomodar e aí tem gente que chega tarde e senta na frente, impedindo a visão do mar. É chato pedir para que se mudem?

Praia é um lugar público, não há reserva de espaço nem de horário, portanto escolha bem onde armar sua barraca. Lógico que será muita falta de classe você solicitar que não se instalem a sua frente.

Casamento/Eventos:

O chá-bar é a versão masculina do chá-de-cozinha?

Nos últimos anos, o chá de cozinha ganhou uma versão mais moderna e interativa: o chá-bar. O novo estilo de comemoração deu tão certo que se tornou a preferência da maioria dos noivos. O diferencial do chá-bar é a presença do noivo e dos amigos do casal na comemoração. A moda agora é agregar valor ao chá, reunindo homens e mulheres no mesmo evento. Os noivos podem fazer antecipadamente uma lista de presentes, mas nada muito caro, pois lembre-se que ainda terá a festa de casamento. Os homens deverão trazer um utensílio para o bar e as mulheres um utensílio para a cozinha. O ideal e que seja realizado quarenta e cinco dias antes do casamento.

Se um casamento for cancelado, posso esperar que a noiva me devolva o presente, que comprei em 4 prestações e saiu caríssimo já que ela me convidou para ser madrinha ?

Você não pode esperar nada, presente dado é dado, cabe aos noivos a devolução. Os noivos com bom senso devolveram os presentes ao decorrer do tempo.

Não quero ser madrinha de um casamento, o que faço?

Pode-se recusar um convite para ser madrinha de um casamento. Agradece-se e apresentam-se razões como: “Não sei se estarei na cidade” ou “No Momento, não estamos em condições de fazer despesas extras”. Se os afilhados se oferecerem para pagar o aluguel da roupa, madrinhas relutantes podem dizer que isso vai constrangê-las. SE o convite for para batizado, é mais fácil recusar. Casais que moram em outra cidade podem alegar que estarão distantes do afilhado; outra saída é afirmar que não são religiosos o suficiente para assumir esse compromisso.

Minha irmã vai se casar e eu estamos meio confusos sobre como convidar amigos meus que não a conhecem nem ao noivo. Como devo me identificar? E no meu local de trabalho, posso fixar no quadro de avisos um único convite?

O ideal, na verdade, é convidar apenas seus amigos mais próximos. Junto com o convite, envie um cartão de visita seu, dizendo que terá muito prazer em contar com a presença dele ou dela. O convite no quadro de avisos da empresa funciona mais como uma participação e só faz sentido se as pessoas conhecerem sua irmã. Do contrário, é melhor enviar convites pessoais apenas para as pessoas mais íntimas.

Recebi o convite de casamento de uma amiga com antecedência, mas acabei deixando para entregar o presente em cima da hora. Posso levá-lo à festa ou é melhor mandá-lo para sua casa mais tarde?

Caso seja mesmo impossível enviar seu presente com antecedência, o entregue mais tarde na casa dos noivos ou de seus pais. Roupas de festa não combinam com pacotes, por mais bonitos que eles sejam. Além disso, eles serão um problema a mais para quem recebe.

Vou ser madrinha de casamento e gostaria de usar um vestido preto e longo. É verdade que no altar preto não fica bem?

O preto, assim como o branco, deve ser evitado pelas madrinhas, principalmente as do religioso. Preto é muito sombrio, e o branco, exclusivo da noiva. Você poderá combinar o preto com uma cor vibrante, tipo sulferino, azulão, verde-esmeralda, ou com cores clássicas, como o pérola ou o pêssego. Desta forma, ficará perfeito.

Para a cerimônia do meu casamento, escolhi o salão do prédio por ser mais econômico. Mas queria também que fosse uma festa bonita e agradável. Será que a idéia é boa? Como deveria programar a cerimônia?

Muitas pessoas fazem, hoje, esse tipo de opção. Mas, como o espaço em geral não é grande, alternativa é realizar a cerimônia em seu próprio apartamento, apenas com os padrinhos, familiares e amigos íntimos, sem maiores formalidades. Vestidos com cauda e véus muito longos são inadequados. O serviço deve levar em conta o espaço, o número de convidados, o horário e a disponibilidade financeira. Lembre-se: um champanhe gelado e bem servido, além de um delicioso bolo, são uma forma bastante simpática de receber os cumprimentos. Se você quiser algo maior, o ideal é consultar um profissional para estudar o cardápio. Quanto às flores, dê preferência às brancas ou em tons pastel, sempre apropriadas à ocasião. Se possível crie um impacto logo à entrada: coloque um arbusto de camélias brancas ou mesmo uma laranjeira em flor. Sua festa vai ser um sucesso.

Meu filho vai se casar e programamos 600 convidados para a igreja. Para a recepção, no entanto, gostaria de reunir apenas os parentes e amigos mais íntimos. Como devo fazer: comunicar verbalmente na hora da entrega do convite ou anexar aquele simpático cartãozinho?

Se a recepção for muito íntima e em sua casa, o cartão pode ser dispensado. Em alguns casos, porém, ele é muito útil, pois indica o endereço onde se dará a festa, uma orientação indispensável aos convidados. Uma sugestão que pode torná-lo menos antipático: mande imprimir um cartão em tamanho um pouco maior do que o habitual (mais ou menos um quarto do tamanho do convite para a cerimônia religiosa). Você pode utilizá-lo para convidar tanto para a comemoração quanto para o casamento civil. Dirija-o apenas aos mais chegados e use um tom direto e informal.

Tem uma coisa que me deixa doente de ver: a correria do povo, que se diz fino, para atacar os buffets, parecendo um bando de esfomeados. O pior vem depois: uma vez com a pança cheia, as pessoas empreendem nova correria, desta feita para ir embora. O que vocês diriam à essas pessoas da sociedade?

Não há fome que justifique tanta pressa. O que adianta dizer “estou na sua frente”, se a pessoa já se adiantou? Melhor é ficar quieta e pode estar certa de que olhares de cumplicidade são trocados entre as testemunhas dessa cena.

Quando convidam para um evento e o número de cadeiras não é suficiente. O que fazer? Ir embora?

Há eventos em que são colocadas menos cadeiras propositalmente, para que aja maior circulação das pessoas tornando o evento mais interessante, em caso de lugares marcados cumprimente o anfitrião e retire-se sem comentários.

Bêbado chato em festa podemos mandar se retirar?

Uma pessoa embriagada geralmente não obedece a ordens, tampouco tem consciência das suas ações, podendo correr riscos, até mesmo de vida, e oferecendo riscos as pessoas à sua volta. Bêbado não é dono de si, podemos levá-lo para outro ambiente e providenciarmos sua volta para casa, sem causar mais tumulto durante a festa.

Durante um jantar, as velas que enfeitam a mesa devem estar acesas?

Quando colocamos velas numa mesa devem ser acessas, jamais deixá-las apagadas. Estas serão acesas antes dos convidados sentarem-se à mesa.

Você não fuma, mas, alguns convidados fumam. Fica aquele cheiro insuportável. É falta de educação pedir para eles fumarem perto da janela?

É falta de educação fumar em ambientes fechados, a dona da casa pode solicitar, gentilmente, que usem a varanda ou a proximidade das janelas abertas.

Natal:

Ganhei um presente de Natal e veio com cartão dentro do embrulho para essa pessoa que me deu. Devo comunica-la?

Repasse de presentes é um tema delicado apesar de que ninguém gosta de admitir, mas é uma pratica que sempre existiu. Muita gente não admite, mas pratica o repasse. Repassar um presente dignamente requer mais cuidados e atenção do que ir a uma loja comprar algo novo para a pessoa presenteada e engana-se redondamente quem acha o contrário. Antes de mandar reembalar observe com atenção se não há um cartão, etiqueta dedicatória, ou algo parecido que possa identificar a pessoa que lhe presenteou. Respondendo sua pergunta o melhor e não comunicar, pois você poderá criar uma situação constrangedora para ambas, simplesmente agradeça e usufrua do presente. Nem pense em repassa-lo.

Ganhei um presente de Natal que detestei. A dona da loja e quem me deu são amigas. Será que posso trocar por algo que eu goste sem que a pessoa que me presenteou saiba?

Pode trocar sim, mas sem comentar que detestou, com muita classe você irá à loja fazer a troca por outro objeto de seu interesse, não há motivos para desavenças, o que seria do amarelo se todos gostassem do azul?

Familiar e Social:

Sou avó de primeira viagem e vou ajudar a cuidar do meu netinho. Devo seguir as regras de educação dos pais ou posso fazer do meu jeito?

“Netos são como heranças: você os ganha sem merecer. Sem ter feito nada para isso, de repente lhe caem do céu. É, como dizem os ingleses, um ato de Deus. Sem se passarem as penas do amor, sem os compromissos do matrimônio, sem as dores da maternidade. E não se trata de um filho apenas suposto, como o filho adotado: o neto é realmente o sangue do seu sangue, filho de filho, mais filho que o filho mesmo… E quando você vai embalar o menino e ele, tonto de sono, abre um olho, lhe reconhece, sorri e diz: “Vó!”, seu coração estala de felicidade, como pão ao forno.” A Arte de Ser Avó, Raquel de Queiroz. Adapte-se às regras estabelecidas pelos pais. Opinar na criação das crianças é válido, mas é preciso respeitar sempre a autoridade dos pais. É preciso que a avó tenha bem claro qual é o seu papel na educação da criança e que defina antes (e redefina sempre que for necessário) com os pais da criança o que eles esperam dela. Participar da chegada do neto é saber que junto com o bebê também está nascendo uma nova família, um pai e uma mãe.

Viajei e quando voltei tive notícias através do vizinho, que minha empregada que cozinha bem, já está comigo há 3 anos e é de total confiança, sem minha autorização levou a parentada alguns dias para tomar sol e banho de piscina. Nunca dei liberdade para este tipo de atitude. Que faço, mando embora ?

Há certas ações que fogem ao nosso controle, esta é uma delas, cabe a você medir as suas atitudes, converse com ela e resolva da melhor forma possível. Mandar embora solucionará seu problema ou criará outro?

É obrigatório usar trajes pretos em velórios ou missas de sétimo dia?

O luto foi abolido assim o traje preto não é mais obrigatório, devemos evitar os exageros como vermelho, estamparias, quanto mais discreta melhor.

Você tem sair, é urgente, bolsa na mão. Chega uma visita de surpresa! O que fazer?

Ao receber uma visita de surpresa receba e seja gentil, informe que tem um compromisso marcado e a convide para outra data. No dia seguinte telefone confirmando seu convite
Visita de surpresa é complicado, avise sempre será mais elegante.

Quem não pára de conversar nem na hora da oração na Igreja. Pelo amor de Deus o que se faz?

Nada como um olhar ou mesmo um toque solicitando silêncio, ou mesmo uma simples conversa relembrando da necessidade do silêncio na igreja.

Atrasos, conversas paralelas, movimentação, telefones tocando, crianças chorando, música alta. Tais situações formam um ambiente caótico, desorganizado e desconfortável. Existem algumas pessoas que quando estão na igreja parecem que esquecem a finalidade para o qual foram a igreja.

“Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à Igreja de Deus.” 1 Coríntios 10 : 32

Como proceder com vizinhos fofoqueiros?

Bom dia, boa tarde, boa noite é a melhor atitude para lidarmos com fofoqueiros, mantenha sua distância, evite comentários e respostas.

Uma amiga, que é arquiteta como eu, repassou um grande cliente dela quando entrou de licença maternidade. Esse cliente adorou meu trabalho e quer me contratar para outros projetos. Devo aceitar ? O melhor a fazer e conversar com sua amiga e explicar a situação, e propor um percentual sobre o novo projeto. Isto sera uma atitude digna e elegante. Quando você mostra que está ali para resolver o problema e se empenha verdadeiramente para fazer a diferença, sua amiga entendera e vocês continuarão amigas. Você crescera sob os olhos de sua amiga e no meio profissional.

Você tem dúvidas? Me envie e terei prazer em ajudar.

Seu nome:

Seu e-mail:

Escreva sua dúvida:

Newsletter

Contato

Whatsapp: (61) 98401-1944
Email: silvia@silviaseabra.com.br
Muito Mais Que Etiqueta - CNPJ: 19.933.120/0001-70

Redes Sociais